Se fosse no Brasil ...

Se você não tem mais nada pra fazer e quer falar de assuntos diversos, seu lugar é aqui.

Moderadores: alex-fly, Rafael Durrégui, Administrador, Diego

Se fosse no Brasil ...

Mensagempor CaioJZ » Sex Mar 05, 2010 5:47 pm

Embora aparentemente normal e esperado de acontecer sempre que fazemos esta pergunta a guias de pesca e pousadas no Brasil, de fato isto não ocorre aqui em terras brasileiras.

Estou com viagem marcada para o exterior e como sempre tentei agendar uma pescaria de um dia. Ao consultar um guia sobre a possibilidade de pescar nesta época de minha viagem, o guia me disse numa curta e objetiva resposta:

"Hi… We actually won’t have the boats in the water until April 16th . Not really any fish around until then…"

Traduzindo livremente:

"Olá... nós não teremos barcos na água até 16 de abril. Realmente não haverão peixes por aqui até esta data..."

Não satisfeito, contatei mais 2 guias e a reposta foi no mesmo sentido de que os cardumes não chegam ali até esta época.

Fiquei chateado por um lado. Por outro, pensando bem aqui no Brazilzão véio de guerra, onde os guias e pousadas são em sua maioria extremamente "profisionais", imaginei qual não teria sido a resposta, senão àquela que conhecemos bem:

"Pode vir sem medo, tá saindo muito peixe" ou "Semana passada estava pegando bem, nesta semana ninguem saiu ainda, mas pode vir", dentre outras respostas mentirosas e inúteis que sempre recebemos.

Enfim, não esperava uma resposta tão sincera, queira mesmo pescar a qualquer custo, nem que fosse só para conhecer o local, mesmo que com poucas possibilidades de captura, mas sem peixe nenhum também não dá. kkk.

Pode parecer besteira, mas isso reflete algumas diferenças de cultura e tratamento aos pescadores num país de 1º e outro de 3º (4º?) escalão.

Saudações,

Caio
Preguiça de pescar, essa foi a melhor (pior) desculpa dos últimos anos.
CaioJZ

Data de registro: Dom Fev 15, 2009 8:23 pm

Re: Se fosse no Brasil ...

Mensagempor HeitoOR » Sex Mar 05, 2010 6:01 pm

O que disse é verdade mas não podemos generalizar...
Há lugares que isso não acontece , principalmente em lugares reconhecidos( Por que será ? )...Para não acontecer esse tipo de problema sempre pergunto antes , para algum amigo do fórum que pesque ou reside na região como está a situação no momento...
Claro que tem muita gente querendo ganhar dinheiro por aí , mas ainda há poucos que cultivam a honestidade e esses sim devem servir de exemplo.
O que chateia é o Brasil ter que se espelhar em outro país , e não em exemplos dentro da sua própria nação.

Abração Caio ! Se eu fosse vc não deixava de levar o equipto. de fly :lol: vai que tem um riozinho ou lago por lá perto ...
A arte da pesca não só se baseia em pescar o peixe , mas também devolve-lo a natureza!
HeitoOR

Data de registro: Ter Fev 24, 2009 9:22 pm

Mensagempor CaioJZ » Sex Mar 05, 2010 7:02 pm

Heitor, com certeza, tem muitos lugares sérios e honestos aqui sim, não pretendi generalizar não. É que há muitos tbm, a maioria, administrados por "sem vergonhas". Normalmente as boas e honestas opções, posso estar enganado, são sempre mais caras ou o preço é quase "de gringo". Abraços, Caio.
Preguiça de pescar, essa foi a melhor (pior) desculpa dos últimos anos.
CaioJZ

Data de registro: Dom Fev 15, 2009 8:23 pm

Mensagempor willian h. ros » Sex Mar 05, 2010 8:07 pm

o brasileiro é o povo da persistencia, da esperança é a ultima que morre e do acredite se quiser.....nesse caso mentirosos....
<º))))><.....------______----¨¨===¨¨¨...<º))))><.....___---
____--------¨¨¨....<º))))><....:-----><((((º>.....:<º))))><....===
willian h. ros

Data de registro: Seg Mai 11, 2009 4:26 pm

Mensagempor luis » Sáb Mar 06, 2010 1:47 pm

pior q la é assim mesmo, né?..

quandu fui pra Pulaski-NY as primeiras vezes o guia me passava 2 e-mails todo dia e com fotos para mostrar o movimento que havia ou não no rio e se ja era hora ou não de ir.... o povo la dava pra confiar.... espero que quandu usar do serviço dos nosos guias aki naum inventem de me ferrar heheeeh :? .
luis

Data de registro: Seg Dez 08, 2008 11:22 pm

Mensagempor rubens gorben » Sáb Mar 06, 2010 6:34 pm

É mesmo um tema delicado.

Nunca tive problemas com guias aí no Brasil, mesmo porque a biodiversidade deste Brasilsão é tão vasta que se não hão tucunarés, hão traíras mesmo ao lado :lol: :lol:

Os gringos são meio frescos... tipo, dizem: - Eu só guio pescadores para a pesca de Sail Fish. - Por exemplo.
E dedicam a sua vida a esta espécie... É claro que devem zelar por seus nomes e pelo nome de suas empresas.
Mas não podemos esquecer que para se querer zelar por um nome, tem de se existir um mercado SÉRIO e não um mercado predatório.

- Ser guia de pesca em um País onde todos tem de ganhar sempre não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca em um País onde as pessoas compram motores e alugam barcos velhos para poupar R$ 100,00 com um ser humano que quer apenas trabalhar honestamente, não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca num País onde os mesmos pescadores que acham os R$ 100,00 caros, usam entre os óculos polarizados, varas e iscas mais de R$ 2.500,00, não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca em um País onde pescadores muitas vezes usam o serviço do guia uma única vez, já no intuito de depois distribuem "Way Points" pros amigos irem "fod@(&$r" o ganha pão dos outros, definitivamente não deve ser tarefa fácil.

As moedas tem sempre dois lados e a grama do vizinho muitas vezes é menos verde que a nossa!

Um grande abraço a todos.
Aquele que quer encontra um caminho... O que não quer, pesca de bait.

http://www.plumapunk.blogspot.com
Se não pode com eles...
rubens gorben

Data de registro: Qui Jul 27, 2006 7:11 pm

Mensagempor MarcosGoncalves » Sáb Mar 06, 2010 10:53 pm

rubens gorben escreveu:É mesmo um tema delicado.

Nunca tive problemas com guias aí no Brasil, mesmo porque a biodiversidade deste Brasilsão é tão vasta que se não hão tucunarés, hão traíras mesmo ao lado :lol: :lol:

Os gringos são meio frescos... tipo, dizem: - Eu só guio pescadores para a pesca de Sail Fish. - Por exemplo.
E dedicam a sua vida a esta espécie... É claro que devem zelar por seus nomes e pelo nome de suas empresas.
Mas não podemos esquecer que para se querer zelar por um nome, tem de se existir um mercado SÉRIO e não um mercado predatório.

- Ser guia de pesca em um País onde todos tem de ganhar sempre não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca em um País onde as pessoas compram motores e alugam barcos velhos para poupar R$ 100,00 com um ser humano que quer apenas trabalhar honestamente, não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca num País onde os mesmos pescadores que acham os R$ 100,00 caros, usam entre os óculos polarizados, varas e iscas mais de R$ 2.500,00, não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca em um País onde pescadores muitas vezes usam o serviço do guia uma única vez, já no intuito de depois distribuem "Way Points" pros amigos irem "fod@(&$r" o ganha pão dos outros, definitivamente não deve ser tarefa fácil.

As moedas tem sempre dois lados e a grama do vizinho muitas vezes é menos verde que a nossa!

Um grande abraço a todos.

Rubens
Se o País que você escreve for o mesmo que eu vivo, não há guias de pesca que ganham R$100,00.
P/ começar a falar sobre o assunto, é preciso respeitar aqueles que são guias de pesca de verdade, tais como: Braguinha, Nick Zahra, Tuba e Toninho Sanches. Talvez o Alex de Formoso do Araguaia e o Ossamu também se enquadrem, mas infelizmente não conheço os seus serviços e portanto não posso opiniar. Pode ter mais um ou outro que minha memória tenha falhado, mas num País de dimensões continentais não conseguimos elencar nem 10 guias, sendo que todos eles ganham mais que isso.
"Zé Mané" que ganha 100 pratas é aquele que quer pescar com o cliente, arremessa na sua frente, posiciona o barco p/ ele, etc, e nesse caso, acho que o pescador deve investir essas 100 pratas em material de pesca, e/ou qualquer outra coisa, mas nunca, jamais, apoiar esse tipo de sangue-suga que sobrevive sugando os pescadores brasileiros.
P/ você ter uma idéia, o Caio (que postou essa mensagem), eu (que estou respondendo) e o Maurício Velho, fechamos um pacote de 5 pescarias com o Nick Zahra só para o primeiro semestre de 2010 (fora a pescaria de Janeiro que foi paga fora do pacote). Portanto, independente de termos motores de popa, elétricos, etc, não deixamos de pescar com guias e muitas vezes aproveito a navegação para cochilar, sem sequer saber p/ que lado ele está navegando, quanto mais marcar way-points.
Portanto, aproveitamos e muito as raríssimas opções de se pescar com guias de verdade, mas de tão raras, resta ao pescador o incômodo de ter um motor, transportá-lo, mantê-lo, etc, p/ poder pescar nos rios e represas próximos à sua residência. Eu adoraria não ter investido na compra de um motor, nem tê-lo tranportado por um bom tempo acentuando minha hérnia de disco, e agora, por causa desse problema, pago mensalmente para deixá-lo numa marina em Igaratá, pois infelizmente são escassos os guias de pesca atuantes por aqui.
Concluíndo: Profissional de verdade tem seu devido valor, assim como vagabundos devem ser tratados com tal. Excetuando esses poucos PROFISSIONAIS lembrados e alguns pouquíssimos esquecidos, o RESTO é um bando vangabundos.
1 abraço.
Marcos.
MarcosGoncalves

Data de registro: Seg Jul 24, 2006 7:19 pm

Mensagempor rubens gorben » Dom Mar 07, 2010 9:32 am

Não deixo de concordar com seu ponto de vista Marcos, principalmente no quesito de haver poucos guias realmente profissionais, e tenho certeza que deverão ser muito mais que "10" e tenho também certeza ABSOLUTA de que esta ELITE de guias profissionais não se contentariam em ganham apenas R$ 100,00 por saída.

Os ditos "vagabundos" a que se refere, são quem exatamente ? Por acaso não estarias de desconsiderar o serviço prestado por centenas de pescadores ribeirinhos que deixam a pesca de subsistencia para ajudar as pousadas a angariarem clientes! A pessoa que se dispõe a este ato, certamente não ganha R$ 100,00 por saída, ganha muito menos.

Lamento se te sentiste ofendido com minha visão e lamento que faças parte do "seleto" grupo de pescadores que tem um investimento desnecessário parado a ganhar pó e maresia na em uma Marina.

Já morei em muitos estados no Brasil e pesquei com guias em todos eles, já pesquei em 5 países diferentes sendo que em todos pesquei guiado e só tenho uma coisa a dizer: Os guias ribeirinhos sempre me atenderam muito bem e jamais pescaram comigo sem que eu os convidasse primeiro.

Não duvido que existam muitas pessoas pouco propensas a trabalhar como guias de pesca e que muitos estejam mais interessados em um bom AMIGO/PARCEIRO de pesca do que em mais um cliente exigente e muitas vezes ARROGANTE. Talvez tenhamos de olhar para as pessoas apenas como pessoas e não apenas contratar serviços baratos e exigir qualificações profissionais.

Tenho certeza de que muitas pessoas deste fórum, assim como Você, o Caio e o Mau, sabem o que querem e procuram bons serviços sem olhar apenas para preços e sim para a qualidade do serviço, mas aqui neste espaço existem menos de 0,001% dos pescadores do Brasil.

E também tenho a certeza de que se pedissem informações sobre a pesca "fora de época", a guias profissionais Brasileiros certamente receberiam a mesma resposta dos guias Americanos ou do raio que os parta: - Não se pesca agora. Nao é época, Não há cardumes próximos, etc...

Temos tres manias no Brasil que destroi-nós de forma inconsciente:

1 - Mania de menosprezar e generalizar
2 - Mania de supervalorizar o que não é nosso.
3 - pré-potencia

Quando falamos mal de algo do nosso país, falamos mal de toda uma nação e quando agregamos valor ao que não é nosso, nos desvalorizamos ainda mais. E quando nos perguntam o que fazemos para ajudar a melhorar simplesmente dizemos que aquilo não nos diz respeito, como se fossemos bons de mais para nos misturar a nós mesmos. ESTÁ É A DIVINA COMÉDIA HUMANA carícata em nós.

Conheço dezenas de pescadores no mundo que dariam a "costela esquerda" para pescar no Brasil e que só não o fazem justamente pela propaganda negativa que a mídia faz sobre nossa nação. E não digo que seja a mídia gringa que fale mal de nós, vejo nos canais de TV em todo o mundo que nós mesmo somos profissionais em nos depressiar como nação e como cidadãos.

Olha, sou formando da EFFA, (Europen Fly Fishing Associatin),intituição que é hoje, a mais respeitada entidade de formação de FlyFishermans do mundo e conheço guias profissionais de diferentes países com frequencia. E o que vejo, na maioria dos casos, é só um bando de pessoas vazias, "pescadores de plástico" mais preocupados em vender a sí mesmos do que preocupados com o cliente.

No fundo, acho que sinto falta é da imagem do velho caiçara e da canoa a me guiar pelos mangues.

Peço desculpas se me alonguei, ou se posso ter ferido o orgulho de qualquer um, mas nao foi de forma intencional e nem pessoal, respeito muito a todos vocês e respeito a opinião de cada colega deste fórum, visto que estas opiniões muitas vezes são forjadas da maneira mais dura, pois são frutos das diversas experiencias individuais.

Um grande e forte abraço a todos e o desejo de um bom restinho de fim de semana.

Se não pode com eles...
rubens gorben

Mensagempor MarcosGoncalves » Dom Mar 07, 2010 8:26 pm

rubens gorben escreveu:
Os ditos "vagabundos" a que se refere, são quem exatamente ? Por acaso não estarias de desconsiderar o serviço prestado por centenas de pescadores ribeirinhos que deixam a pesca de subsistencia para ajudar as pousadas a angariarem clientes! A pessoa que se dispõe a este ato, certamente não ganha R$ 100,00 por saída, ganha muito menos.

Não, Rubens. Eles não ajudam as pousadas a angariarem cliente, mas a ENGANAREM clientes. Podem até ganhar menos do que precisam, mas é mais do que merecem.

rubens gorben escreveu:
Lamento se te sentiste ofendido com minha visão e lamento que faças parte do "seleto" grupo de pescadores que tem um investimento desnecessário parado a ganhar pó e maresia na em uma Marina.

O investimento foi e é muito necessário, graças a falta de profissionais sérios no ramo p/ me atender. Ele não fica parado na marina, pois está sempre em uso comigo e meus amigos. Ahh, Igaratá não tem maresia, pois fica no interior e não no litoral.

rubens gorben escreveu:
Já morei em muitos estados no Brasil e pesquei com guias em todos eles, já pesquei em 5 países diferentes sendo que em todos pesquei guiado e só tenho uma coisa a dizer: Os guias ribeirinhos sempre me atenderam muito bem e jamais pescaram comigo sem que eu os convidasse primeiro.

Não sei o que você chama de guias ribeirinhos, mas se forem guias de pousadas de pesca aqui no Brasil, eles são péssimos.

rubens gorben escreveu:
Não duvido que existam muitas pessoas pouco propensas a trabalhar como guias de pesca e que muitos estejam mais interessados em um bom AMIGO/PARCEIRO de pesca do que em mais um cliente exigente e muitas vezes ARROGANTE. Talvez tenhamos de olhar para as pessoas apenas como pessoas e não apenas contratar serviços baratos e exigir qualificações profissionais.

Quando eu pago por um serviço, espero receber qualidade profissional. Assim é comigo no meu trabalho e com você no seu.

rubens gorben escreveu:
Tenho certeza de que muitas pessoas deste fórum, assim como Você, o Caio e o Mau, sabem o que querem e procuram bons serviços sem olhar apenas para preços e sim para a qualidade do serviço, mas aqui neste espaço existem menos de 0,001% dos pescadores do Brasil.

Com certeza, escolho muito bem, mas mesmo assim costumo me decepcionar com alguma frequência. Mas, vagabundo só vê o meu dinheiro uma vez.

rubens gorben escreveu:
E também tenho a certeza de que se pedissem informações sobre a pesca "fora de época", a guias profissionais Brasileiros certamente receberiam a mesma resposta dos guias Americanos ou do raio que os parta: - Não se pesca agora. Nao é época, Não há cardumes próximos, etc...

Os guias de verdade sim, com certeza, mas se ligar numa pousada em Epitácio ou coisa parecida, pode ter certeza que naquela semana saiu um "azulão de vários quilos".

rubens gorben escreveu:
Temos tres manias no Brasil que destroi-nós de forma inconsciente:

1 - Mania de menosprezar e generalizar
2 - Mania de supervalorizar o que não é nosso.
3 - pré-potencia

Temos mania de aceitar o inaceitável e defender o indefensável.

rubens gorben escreveu:
Quando falamos mal de algo do nosso país, falamos mal de toda uma nação e quando agregamos valor ao que não é nosso, nos desvalorizamos ainda mais. E quando nos perguntam o que fazemos para ajudar a melhorar simplesmente dizemos que aquilo não nos diz respeito, como se fossemos bons de mais para nos misturar a nós mesmos. ESTÁ É A DIVINA COMÉDIA HUMANA carícata em nós.

O que é bom é bom. O que é mau é mau. A verdade tem que ser dita.

rubens gorben escreveu:
Conheço dezenas de pescadores no mundo que dariam a "costela esquerda" para pescar no Brasil e que só não o fazem justamente pela propaganda negativa que a mídia faz sobre nossa nação. E não digo que seja a mídia gringa que fale mal de nós, vejo nos canais de TV em todo o mundo que nós mesmo somos profissionais em nos depressiar como nação e como cidadãos.

Se eles forem espertos, pescarão em outro lugar.

rubens gorben escreveu:
Olha, sou formando da EFFA, (Europen Fly Fishing Associatin),intituição que é hoje, a mais respeitada entidade de formação de FlyFishermans do mundo e conheço guias profissionais de diferentes países com frequencia. E o que vejo, na maioria dos casos, é só um bando de pessoas vazias, "pescadores de plástico" mais preocupados em vender a sí mesmos do que preocupados com o cliente.

Se o cara atende com seriedade e profissionalismo, pode ser vazio, de plástico ou de qualquer outra coisa.

rubens gorben escreveu:
No fundo, acho que sinto falta é da imagem do velho caiçara e da canoa a me guiar pelos mangues.

Profissional tem que oferecer infra-estrutura para tal. Sinto falta de mais bass-boats, lanchas fishing, etc.

rubens gorben escreveu:
Peço desculpas se me alonguei, ou se posso ter ferido o orgulho de qualquer um, mas nao foi de forma intencional e nem pessoal, respeito muito a todos vocês e respeito a opinião de cada colega deste fórum, visto que estas opiniões muitas vezes são forjadas da maneira mais dura, pois são frutos das diversas experiencias individuais.

Pelo menos a mim, não feriu nada. O fórum existe p/ que cada um expresse sua opinião, certo?

rubens gorben escreveu:
Um grande e forte abraço a todos e o desejo de um bom restinho de fim de semana.

Igualmente.

1 abraço.
Marcos.
MarcosGoncalves

Mensagempor rubens gorben » Seg Mar 08, 2010 4:35 am

Tá certo Marcão.
Tá certo.

A opinião de cada um é feita de suas experiencias.
Felizmente fui cercado de boas experiencias e não cresci num Brasil cheio de pessoas más e aproveitadoras.
Cresci num lugar com pessoas boas e más sim, mas como fui bem instruído, aprendi a diferenciá-las e evitá-las antes do arrependimento.

Vamos fazer assim.

Sejas feliz com teus profissionais, e eu fico com os meus "vagabundos" e morre aqui.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A julgar pela certeza nas colocações do colega Marcos, deduzo que talves tenhas sido vitimado muitas vezes por guias e empresas fraudulentas e má intencionadas, seria louvável, se pudesses dar nomes ao bóis para que os demais colegas não usem os serviços que te atenderam mal sem generalizar.

Me recuso a partir do princípio de que todos são maus e só meia dúzia é que são bons.

Uma sugestão aos colegas: vi aqui no fórum um espaço (não sei se ainda existe) para que as pessoas possam reclamar ou congratular quando são mal ou bem atendidas por guias e pousadas. Vamos agarrar nesta discussão e torná-la realmente produtiva defendendo a utilização deste espaço.

um grande abraço a todos e obrigado Marcos por este minuto de reflexão.

Se não pode com eles...
rubens gorben

Mensagempor Rafael Durrégui » Seg Mar 08, 2010 8:21 am

Não concordo com a generalização.
Aqui no PR temos vários guias sérios e que respeito muito ... mesmo não sendo reconhecidos como os citados pelo Marcos, são pessoas cativantes e que respeitam o cliente, mesmo ganhando 100 pratas no dia.

Quando fui à Epitácio, passamos 5 dias pescando sozinhos ... sem guia, no sexto dia pegamos um caiçara lá ... nos cobrou 50 pilas pra guiar o dia inteiro, com uma joão pepino sem garatéias levantando os cardumes de tucunaré para que nós pudessemos jogar nossos flies e capturá-los... considero-o um bom guia, que respeita o cliente e se coloca no devido lugar cobrando metade das 100 pratas que vcs estão comentando.

Quanto à ligar em epitácio e ter saído um Azulão, não me espanta que tenha saído mesmo e também não me espantaria de ir e não acertar nenhum, mesmo que na semana anterior alguem tenha "lavado a égua" ...

Querer um puta profissionalismo em um país onde a pesca não passa de brincadeira de gente grande é pedir demais.
Pra quem ve o bassmaster sabe que estamos muito, muito, mas MUITO longe de chegar próximos à realidade americana e européia.

Abração.
PESQUE E SOLTE SEMPRE !!!
Rafael Durrégui
Site Admin

Data de registro: Seg Jul 24, 2006 7:37 pm

Mensagempor MarcosGoncalves » Seg Mar 08, 2010 10:37 am

Rubens e Rafael.

Vocês já tiveram a experiência de ligar para alguma (qualquer uma) pousada de Epitácio, Panorama, Tupaciguara, Serra da Mesa e o pousada lhes retornar que não é para ir pescar como fizeram com o Caio?

Eu generalizei, pois o problema das pousadas é genérico, é cultural.

Além disso, tive problemas pessoais em várias ao longo de muitos anos pescando por aí. Pela memória, seguem:
- Tupaciguara: Peguei carrapato estrela na cama, meu sanduíche tinha cabelo (daqueles de evangélica de quase 1 metro de cumprimento) e meu piloteiro só sabia pescar com lambari. Senão me engano a pousada se chama (ou chamava) Rancho do Tucunaré. Sei que há outra ao lado que se chama Recanto do Tucunaré, mas "quase" certeza que fiquei na Rancho;
- Panorama: O clube Paranoá se isenta de qualquer problema com piloteiros, pois segundo eles, é um serviço terceirizado que não possuem controle. Eu fui numa excurção p/ lá, e o piloteiro roubou na gasolina e não carregou a bateria de Sábado p/ Domingo (obviamente ela acabou no meio do dia do Domingo);
- Bataguassu: Fui algumas vezes na Pousada Kym. Fazendo justiça, nas primeiras fui muito bem atendido, mas na última descambou e, por isso, foi a última. Até os próprios piloteiros ironizavam o piloteiro que pesquei numa das vezes (acho que se chama Tico). O piloteiro do barco de um amigo era tão ruim, que sequer conseguiu sair do trapiche, deixou tomar uma marola na lateral (quem já pescou lá sabe como são as marolas em frente à pousada), virou o barco e os pescadores tiveram prejuízo de todos os eletrônicos (câmeras, celulares, etc) que afundaram. Os equipamentos de pesca foram salvos, pois tudo afundou ali ao lado do barranco.
- Uru: Pousada Sucuri. Pu** duma espelunca que dá medo. Essa eu ainda fui duas vezes, pois na primeira eu fui induzido a acreditar que minhas reclamações tinham sido ouvidas e tive inclusive a promessa que tudo seria resolvido, mas a segunda foi ainda pior que a primeira. O piloteiro não chegava, e eu peguei o barco e saí pilotando. Passou um tempo um barco da pousada me localizou e o piloteiro assumiu o seu "trabalho". Mal sabia navegar e eu cheguei a tomar o motor dele p/ não correr risco de vida. Numa dessas vezes ficamos sem bateria no Domingo. Esse não pescava, pois acho que nem sabia. Só falava de pescar com varejão e camarão.
- Bertioga. Não me lembro o nome da marina pois fechou a vários anos. O piloteiro que não era piloteiro, mas um pescador profissional, que estava com o barco quebrado e foi fazer um bico de guia de robalo. O cara é pescador de rede no mar e mal sabia o que era uma isca artificial. Tivemos que ensinar o cara a jigar p/ corrermos risco dele plantar um jjig na nossa cabeça. Se não bastasse o cara se recusou a soltar algum peixes de qualquer tamanho. Tivemos que abotar a pescaria.

Olha, esses são "só" alguns exemplos. Temos muitos. Vejam um relato recente do Luiz Logo em Miguelópolis. Vejam ainda no Mosqueiros do Rio um comentário recente do Kensuke (transcrevendo um amigo) de um sujeito que guia para tarpon na Paraíba. Vejam nos relatos da Caterva, quantos problemas com piloteiros.

Vou até fazer juz a dois casos, um neutro e outro positivo que consegui me lembrar em meio a esse mar de lama.

NEUTRO
- Serra da Mesa: fui bem recebido no aeroporto de Goiânia pelo dono da pousada Estância Serra da Mesa, que nos assessorou até nossa saída (com um carro alugado rumo à Pousada). O piloteiro de lá trabalha com resgate de fauna da represa. Foi o melhor piloteiro "genérico" com quem pesquei até hoje (acho que o nome dele é Márcio, mas não tenho certeza). Mas, pouco tempo depois rolou um relato na Caterva que um cliente foi assaltado dentro da Pousada. Portanto, meu único exemplo positivo com uma pousada acaba sendo neutralizado pelo histórico subsequente.

POSITIVO
- Fiz alguns contatos com o Saulo Nazion na Paraíba. Numa das vezes ele deixou bem claro que o período que eu prentendia pescar (mês de Julho/09), era a pior época do ano para pescaria de tanpons e não me aconselhou a viagem. Num outro contato, prospectando uma pescria para Abril/10, ele também foi transparente ao dizer que essa época não é a ideal mas que daria p/ pescar, e me sugeriu agendar a viagem para luas de quarto. Essa é a postura que se espera de todos os profissionais de pesca, e foi inclusive o objeto da mensagem original do Caio, mas a postura das pousadas daqui é totalmente diferente.

Não sei se me alonguei, mas:
- acho que deixei claro porque generalizo (as pousadas são todas iguais);
- o que eu espero da postura de um profissional (vide Saulo Nazion);
- relatei alguns exemplos conforme solicitado (puxei pela memória, mas tem muito, muito, muito mais a ser relatado. Talvez seja até injusto com as pousadas citadas, mas por ter lembrado delas de "bate-pronto" é porque devem ter sido as mais "marcantes".

1 abraço.
Marcos.
MarcosGoncalves

Mensagempor rubens gorben » Seg Mar 08, 2010 7:14 pm

Cun-Ca-NE-CO!!! :shock: :shock:

Sofreste mesmo na mão dos gajos Chefia!!!! :(

Com um curriculo destes até eu ficaria com a mesma impressão que você.
E não foste nada injusto em citar pousadas, apenas relatas-te o que sofres-te.

Sou obrigado a dar-te razão, calar-me-ei e mudarei meu roteiro deste ano para a Patagonia. :lol: :lol: :lol: :lol:

É realmente uma pena! Fico muito triste com as conclusões deste post mas por outro lado fico feliz em poder repensar alguns de meus conceitos...

um grande abraço e obrigado.

Se não pode com eles...
rubens gorben

Mensagempor Ernesto Lancia Caldas » Ter Mar 09, 2010 11:12 am

Mosqueiros.
Acho que isso se expressa em uma palavra: Cultura.
Lembro-me de um dia em tempos idos quando morando em Pirassununga tive que levar a S. Paulo (bem à contra gosto, diga-se de passagem) o couro de duas pintadas que um meu tio mandara para alguém que morava na capital paulista. Desci na antiga rodoviária (aquela perto da Estação da Luz) e peguei um “bus” rumo a meu destino. Carregando aquele trambolho que sem dúvida incomodava os passageiros tanto pelo cheiro forte como pelo volume, esperando uma chuva de protestos, surpreendi-me, só tive ajuda a ponto de cederem lugar para que melhor acomodasse a encomenda. Vi, nos diversos pontos em que paramos jovens cedendo seu lugar para mulheres e idosos. Isso me deixou muito orgulhoso de ser brasileiro.
Pergunta: Hoje algo assim é possível?
Resposta: Impossível na atual conjuntura cultural brasileira, todos sabemos disso.
É difícil ser atencioso? É difícil ser profissional? É difícil cobrar o justo?
Resumindo: É muito difícil ser honesto?
Perdoem-me os pensam o contrário, mas parece que (generalizando) hoje no Brasil isso é extremamente difícil. E se torna mais difícil ainda tendo os exemplos diários com que nos brindam.
Portanto caro amigo Gorben, se queres profissionalismo, atenção e honestidade procure em outras plagas, aqui esses artigos estão em falta.
Abraços.
Observar, aprender, crescer e voltar para casa.
Me disse na Austrália um Aborigine.
Ernesto Lancia Caldas

Data de registro: Dom Nov 11, 2007 5:38 pm

Mensagempor Guilherme Vasconcellos » Ter Mar 09, 2010 11:36 pm

Bons exemplos:

Alex Pesca - Formoso do Araguaia

Junior - Paraná (Robalos e Basses) * Este pesca enquanto guia, mas da preferencia aos clientes.

São os que conheço.
Guilherme Vasconcellos

Data de registro: Seg Jun 09, 2008 10:49 pm

Mensagempor rubens gorben » Qua Mar 10, 2010 12:44 am

É fod@!

Gosto de pensar que ainda posso acreditar nas pessoas. Não quero repensar minha vida privada baseado em conceitos capitalistas (investimento X lucro) pois meu dia a dia já é assim. E pesca pra mim é uma forma de "desencontro", pois não é onde eu vou me encontrar com o meu verdadeiro eu, é sim o lugar onde eu vou para me esquecer de mim.

Pode ser um pouco a questão da cultura, mas fui instruído desde a infancia a escolher o meu sapato pensando primeiro no tamanho do meu bolso e só então pelo tamanho do meu pé e antes de decidir a compra, raciocinar sobre os objetivos pretendidos para este sapato... Até onde ele teria de me levar e até onde eu estaria bem servido com ele :?:

Penso que a visão generalizado tolda-nos o olhar. De certa forma, o risco faz parte de qualquer "negócio" e só há uma lei universal no mundo dos negócios: quanto maior a segurança oferecida em uma transação, seja ela qual for, menor sua porção de lucro, mas isto pensando apenas em termos materiais, porém falta a última pergunta nesta equação que é: até onde este investimento tem de te levar ou durar.

Ninguém escolhe um salto Luiz XV para fazer Jogging e nínguém compra um tênis Bamba para usar com smoking, se o fizer, é claro que irá sofrer alguma dificuldade de adaptação ou de sofrerá algum dolo.

Resta apenas saber qual é o conceito de qualidade de cada um para que procurem serviços que se adequem ao que possa pagar e este fator determinará até onde poderás exigir.

Para alguns, comer com qualidade é jantar no Hitz Plaza, para outros, este conceito de qualidade se baliza por comer o "Dogão do Zé na rodoviária" acompanhado de uma SETE_UP gelada. :lol: :lol: :lol:

O que acontece aqui é que o conceito de qualidade que meus colegas se identificam e exigem é diferente do conceito de qualidade que eu tenho.
É igual no turismo rural.

Foi criado para aproximar as pessoas da vida no campo, mas hão pousadas que te oferecem uma vida no campo como realmente é e chegas a almoçar na marmita sentado no feno junto do curral, e sair de lá com carrapatos, e há outros que te botam a andar de Land Rover serra acima e abaixo com guias poliglotas e almoço digno de restaurante 5 estrelas.

Penso que não há pousada boa ou pousada má... penso apenas que existam pousadas e guias diferentes para atender pescadores "turistas" com níveis de exigencia diferentes.

Claro que quanto maior for seu nível de exigencia, maior terá de ser seu investimento para não correr riscos e só isto fala pelo resto.

Eu não trocaria jamais meu destino de pesca por causa de detalhes deste tipo, mas cada um é cada um. Sou acostumado a passar 2 a 3 dias perdido no mato, acampado, sozinho a pescar trutas, as vezes a dormir no carro, em bivaques, redes, etc... mas este é o tipo de pescaria que me agrada. Há pessoas que precisam estar conectados na internet a noite nas pousadas, de banho tomado, com churrasco e jantar servido na hora certa...

Em suma: Concordo contigo Ernesto... É só uma questão cultural. Eu nem sei andar de salto Luis VX mesmo :lol:

Se não pode com eles...
rubens gorben

Mensagempor Saulo Nazion » Qui Jun 24, 2010 9:59 pm

MarcosGoncalves escreveu:Rubens e Rafael.

Vocês já tiveram a experiência de ligar para alguma (qualquer uma) pousada de Epitácio, Panorama, Tupaciguara, Serra da Mesa e o pousada lhes retornar que não é para ir pescar como fizeram com o Caio?

Eu generalizei, pois o problema das pousadas é genérico, é cultural.

Além disso, tive problemas pessoais em várias ao longo de muitos anos pescando por aí. Pela memória, seguem:
- Tupaciguara: Peguei carrapato estrela na cama, meu sanduíche tinha cabelo (daqueles de evangélica de quase 1 metro de cumprimento) e meu piloteiro só sabia pescar com lambari. Senão me engano a pousada se chama (ou chamava) Rancho do Tucunaré. Sei que há outra ao lado que se chama Recanto do Tucunaré, mas "quase" certeza que fiquei na Rancho;
- Panorama: O clube Paranoá se isenta de qualquer problema com piloteiros, pois segundo eles, é um serviço terceirizado que não possuem controle. Eu fui numa excurção p/ lá, e o piloteiro roubou na gasolina e não carregou a bateria de Sábado p/ Domingo (obviamente ela acabou no meio do dia do Domingo);
- Bataguassu: Fui algumas vezes na Pousada Kym. Fazendo justiça, nas primeiras fui muito bem atendido, mas na última descambou e, por isso, foi a última. Até os próprios piloteiros ironizavam o piloteiro que pesquei numa das vezes (acho que se chama Tico). O piloteiro do barco de um amigo era tão ruim, que sequer conseguiu sair do trapiche, deixou tomar uma marola na lateral (quem já pescou lá sabe como são as marolas em frente à pousada), virou o barco e os pescadores tiveram prejuízo de todos os eletrônicos (câmeras, celulares, etc) que afundaram. Os equipamentos de pesca foram salvos, pois tudo afundou ali ao lado do barranco.
- Uru: Pousada Sucuri. Pu** duma espelunca que dá medo. Essa eu ainda fui duas vezes, pois na primeira eu fui induzido a acreditar que minhas reclamações tinham sido ouvidas e tive inclusive a promessa que tudo seria resolvido, mas a segunda foi ainda pior que a primeira. O piloteiro não chegava, e eu peguei o barco e saí pilotando. Passou um tempo um barco da pousada me localizou e o piloteiro assumiu o seu "trabalho". Mal sabia navegar e eu cheguei a tomar o motor dele p/ não correr risco de vida. Numa dessas vezes ficamos sem bateria no Domingo. Esse não pescava, pois acho que nem sabia. Só falava de pescar com varejão e camarão.
- Bertioga. Não me lembro o nome da marina pois fechou a vários anos. O piloteiro que não era piloteiro, mas um pescador profissional, que estava com o barco quebrado e foi fazer um bico de guia de robalo. O cara é pescador de rede no mar e mal sabia o que era uma isca artificial. Tivemos que ensinar o cara a jigar p/ corrermos risco dele plantar um jjig na nossa cabeça. Se não bastasse o cara se recusou a soltar algum peixes de qualquer tamanho. Tivemos que abotar a pescaria.

Olha, esses são "só" alguns exemplos. Temos muitos. Vejam um relato recente do Luiz Logo em Miguelópolis. Vejam ainda no Mosqueiros do Rio um comentário recente do Kensuke (transcrevendo um amigo) de um sujeito que guia para tarpon na Paraíba. Vejam nos relatos da Caterva, quantos problemas com piloteiros.

Vou até fazer juz a dois casos, um neutro e outro positivo que consegui me lembrar em meio a esse mar de lama.

NEUTRO
- Serra da Mesa: fui bem recebido no aeroporto de Goiânia pelo dono da pousada Estância Serra da Mesa, que nos assessorou até nossa saída (com um carro alugado rumo à Pousada). O piloteiro de lá trabalha com resgate de fauna da represa. Foi o melhor piloteiro "genérico" com quem pesquei até hoje (acho que o nome dele é Márcio, mas não tenho certeza). Mas, pouco tempo depois rolou um relato na Caterva que um cliente foi assaltado dentro da Pousada. Portanto, meu único exemplo positivo com uma pousada acaba sendo neutralizado pelo histórico subsequente.

POSITIVO
- Fiz alguns contatos com o Saulo Nazion na Paraíba. Numa das vezes ele deixou bem claro que o período que eu prentendia pescar (mês de Julho/09), era a pior época do ano para pescaria de tanpons e não me aconselhou a viagem. Num outro contato, prospectando uma pescria para Abril/10, ele também foi transparente ao dizer que essa época não é a ideal mas que daria p/ pescar, e me sugeriu agendar a viagem para luas de quarto. Essa é a postura que se espera de todos os profissionais de pesca, e foi inclusive o objeto da mensagem original do Caio, mas a postura das pousadas daqui é totalmente diferente.

Não sei se me alonguei, mas:
- acho que deixei claro porque generalizo (as pousadas são todas iguais);
- o que eu espero da postura de um profissional (vide Saulo Nazion);
- relatei alguns exemplos conforme solicitado (puxei pela memória, mas tem muito, muito, muito mais a ser relatado. Talvez seja até injusto com as pousadas citadas, mas por ter lembrado delas de "bate-pronto" é porque devem ter sido as mais "marcantes".

1 abraço.
Marcos.

Prezado Marcos, obrigado por suas palavras em relação a minha pessoa. Mas, querendo vir a Paraíba pescar tarpons e robalos, estamos ao seu dispor, e pescaremos como amigos, ou seja, apenas rachando os gastos.
Esse ano o rio esta atipico devido a falta de chuvas, até ontem mesmo estavamos pegando robalos, isso é algo incomum nesse periodo...
Pesque e Solte!
Saulo Nazion

Data de registro: Ter Jun 17, 2008 11:02 pm

Retornar para Jogando Conversa Fora