Moderadores: alex-fly, Rafael Durrégui, Administrador, Diego

rubens gorben escreveu:É mesmo um tema delicado.
Nunca tive problemas com guias aí no Brasil, mesmo porque a biodiversidade deste Brasilsão é tão vasta que se não hão tucunarés, hão traíras mesmo ao lado![]()
![]()
Os gringos são meio frescos... tipo, dizem: - Eu só guio pescadores para a pesca de Sail Fish. - Por exemplo.
E dedicam a sua vida a esta espécie... É claro que devem zelar por seus nomes e pelo nome de suas empresas.
Mas não podemos esquecer que para se querer zelar por um nome, tem de se existir um mercado SÉRIO e não um mercado predatório.
- Ser guia de pesca em um País onde todos tem de ganhar sempre não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca em um País onde as pessoas compram motores e alugam barcos velhos para poupar R$ 100,00 com um ser humano que quer apenas trabalhar honestamente, não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca num País onde os mesmos pescadores que acham os R$ 100,00 caros, usam entre os óculos polarizados, varas e iscas mais de R$ 2.500,00, não deve ser tarefa fácil.
- Ser guia de pesca em um País onde pescadores muitas vezes usam o serviço do guia uma única vez, já no intuito de depois distribuem "Way Points" pros amigos irem "fod@(&$r" o ganha pão dos outros, definitivamente não deve ser tarefa fácil.
As moedas tem sempre dois lados e a grama do vizinho muitas vezes é menos verde que a nossa!
Um grande abraço a todos.
rubens gorben escreveu:
Os ditos "vagabundos" a que se refere, são quem exatamente ? Por acaso não estarias de desconsiderar o serviço prestado por centenas de pescadores ribeirinhos que deixam a pesca de subsistencia para ajudar as pousadas a angariarem clientes! A pessoa que se dispõe a este ato, certamente não ganha R$ 100,00 por saída, ganha muito menos.
rubens gorben escreveu:
Lamento se te sentiste ofendido com minha visão e lamento que faças parte do "seleto" grupo de pescadores que tem um investimento desnecessário parado a ganhar pó e maresia na em uma Marina.
rubens gorben escreveu:
Já morei em muitos estados no Brasil e pesquei com guias em todos eles, já pesquei em 5 países diferentes sendo que em todos pesquei guiado e só tenho uma coisa a dizer: Os guias ribeirinhos sempre me atenderam muito bem e jamais pescaram comigo sem que eu os convidasse primeiro.
rubens gorben escreveu:
Não duvido que existam muitas pessoas pouco propensas a trabalhar como guias de pesca e que muitos estejam mais interessados em um bom AMIGO/PARCEIRO de pesca do que em mais um cliente exigente e muitas vezes ARROGANTE. Talvez tenhamos de olhar para as pessoas apenas como pessoas e não apenas contratar serviços baratos e exigir qualificações profissionais.
rubens gorben escreveu:
Tenho certeza de que muitas pessoas deste fórum, assim como Você, o Caio e o Mau, sabem o que querem e procuram bons serviços sem olhar apenas para preços e sim para a qualidade do serviço, mas aqui neste espaço existem menos de 0,001% dos pescadores do Brasil.
rubens gorben escreveu:
E também tenho a certeza de que se pedissem informações sobre a pesca "fora de época", a guias profissionais Brasileiros certamente receberiam a mesma resposta dos guias Americanos ou do raio que os parta: - Não se pesca agora. Nao é época, Não há cardumes próximos, etc...
rubens gorben escreveu:
Temos tres manias no Brasil que destroi-nós de forma inconsciente:
1 - Mania de menosprezar e generalizar
2 - Mania de supervalorizar o que não é nosso.
3 - pré-potencia
rubens gorben escreveu:
Quando falamos mal de algo do nosso país, falamos mal de toda uma nação e quando agregamos valor ao que não é nosso, nos desvalorizamos ainda mais. E quando nos perguntam o que fazemos para ajudar a melhorar simplesmente dizemos que aquilo não nos diz respeito, como se fossemos bons de mais para nos misturar a nós mesmos. ESTÁ É A DIVINA COMÉDIA HUMANA carícata em nós.
rubens gorben escreveu:
Conheço dezenas de pescadores no mundo que dariam a "costela esquerda" para pescar no Brasil e que só não o fazem justamente pela propaganda negativa que a mídia faz sobre nossa nação. E não digo que seja a mídia gringa que fale mal de nós, vejo nos canais de TV em todo o mundo que nós mesmo somos profissionais em nos depressiar como nação e como cidadãos.
rubens gorben escreveu:
Olha, sou formando da EFFA, (Europen Fly Fishing Associatin),intituição que é hoje, a mais respeitada entidade de formação de FlyFishermans do mundo e conheço guias profissionais de diferentes países com frequencia. E o que vejo, na maioria dos casos, é só um bando de pessoas vazias, "pescadores de plástico" mais preocupados em vender a sí mesmos do que preocupados com o cliente.
rubens gorben escreveu:
No fundo, acho que sinto falta é da imagem do velho caiçara e da canoa a me guiar pelos mangues.
rubens gorben escreveu:
Peço desculpas se me alonguei, ou se posso ter ferido o orgulho de qualquer um, mas nao foi de forma intencional e nem pessoal, respeito muito a todos vocês e respeito a opinião de cada colega deste fórum, visto que estas opiniões muitas vezes são forjadas da maneira mais dura, pois são frutos das diversas experiencias individuais.
rubens gorben escreveu:
Um grande e forte abraço a todos e o desejo de um bom restinho de fim de semana.
MarcosGoncalves escreveu:Rubens e Rafael.
Vocês já tiveram a experiência de ligar para alguma (qualquer uma) pousada de Epitácio, Panorama, Tupaciguara, Serra da Mesa e o pousada lhes retornar que não é para ir pescar como fizeram com o Caio?
Eu generalizei, pois o problema das pousadas é genérico, é cultural.
Além disso, tive problemas pessoais em várias ao longo de muitos anos pescando por aí. Pela memória, seguem:
- Tupaciguara: Peguei carrapato estrela na cama, meu sanduíche tinha cabelo (daqueles de evangélica de quase 1 metro de cumprimento) e meu piloteiro só sabia pescar com lambari. Senão me engano a pousada se chama (ou chamava) Rancho do Tucunaré. Sei que há outra ao lado que se chama Recanto do Tucunaré, mas "quase" certeza que fiquei na Rancho;
- Panorama: O clube Paranoá se isenta de qualquer problema com piloteiros, pois segundo eles, é um serviço terceirizado que não possuem controle. Eu fui numa excurção p/ lá, e o piloteiro roubou na gasolina e não carregou a bateria de Sábado p/ Domingo (obviamente ela acabou no meio do dia do Domingo);
- Bataguassu: Fui algumas vezes na Pousada Kym. Fazendo justiça, nas primeiras fui muito bem atendido, mas na última descambou e, por isso, foi a última. Até os próprios piloteiros ironizavam o piloteiro que pesquei numa das vezes (acho que se chama Tico). O piloteiro do barco de um amigo era tão ruim, que sequer conseguiu sair do trapiche, deixou tomar uma marola na lateral (quem já pescou lá sabe como são as marolas em frente à pousada), virou o barco e os pescadores tiveram prejuízo de todos os eletrônicos (câmeras, celulares, etc) que afundaram. Os equipamentos de pesca foram salvos, pois tudo afundou ali ao lado do barranco.
- Uru: Pousada Sucuri. Pu** duma espelunca que dá medo. Essa eu ainda fui duas vezes, pois na primeira eu fui induzido a acreditar que minhas reclamações tinham sido ouvidas e tive inclusive a promessa que tudo seria resolvido, mas a segunda foi ainda pior que a primeira. O piloteiro não chegava, e eu peguei o barco e saí pilotando. Passou um tempo um barco da pousada me localizou e o piloteiro assumiu o seu "trabalho". Mal sabia navegar e eu cheguei a tomar o motor dele p/ não correr risco de vida. Numa dessas vezes ficamos sem bateria no Domingo. Esse não pescava, pois acho que nem sabia. Só falava de pescar com varejão e camarão.
- Bertioga. Não me lembro o nome da marina pois fechou a vários anos. O piloteiro que não era piloteiro, mas um pescador profissional, que estava com o barco quebrado e foi fazer um bico de guia de robalo. O cara é pescador de rede no mar e mal sabia o que era uma isca artificial. Tivemos que ensinar o cara a jigar p/ corrermos risco dele plantar um jjig na nossa cabeça. Se não bastasse o cara se recusou a soltar algum peixes de qualquer tamanho. Tivemos que abotar a pescaria.
Olha, esses são "só" alguns exemplos. Temos muitos. Vejam um relato recente do Luiz Logo em Miguelópolis. Vejam ainda no Mosqueiros do Rio um comentário recente do Kensuke (transcrevendo um amigo) de um sujeito que guia para tarpon na Paraíba. Vejam nos relatos da Caterva, quantos problemas com piloteiros.
Vou até fazer juz a dois casos, um neutro e outro positivo que consegui me lembrar em meio a esse mar de lama.
NEUTRO
- Serra da Mesa: fui bem recebido no aeroporto de Goiânia pelo dono da pousada Estância Serra da Mesa, que nos assessorou até nossa saída (com um carro alugado rumo à Pousada). O piloteiro de lá trabalha com resgate de fauna da represa. Foi o melhor piloteiro "genérico" com quem pesquei até hoje (acho que o nome dele é Márcio, mas não tenho certeza). Mas, pouco tempo depois rolou um relato na Caterva que um cliente foi assaltado dentro da Pousada. Portanto, meu único exemplo positivo com uma pousada acaba sendo neutralizado pelo histórico subsequente.
POSITIVO
- Fiz alguns contatos com o Saulo Nazion na Paraíba. Numa das vezes ele deixou bem claro que o período que eu prentendia pescar (mês de Julho/09), era a pior época do ano para pescaria de tanpons e não me aconselhou a viagem. Num outro contato, prospectando uma pescria para Abril/10, ele também foi transparente ao dizer que essa época não é a ideal mas que daria p/ pescar, e me sugeriu agendar a viagem para luas de quarto. Essa é a postura que se espera de todos os profissionais de pesca, e foi inclusive o objeto da mensagem original do Caio, mas a postura das pousadas daqui é totalmente diferente.
Não sei se me alonguei, mas:
- acho que deixei claro porque generalizo (as pousadas são todas iguais);
- o que eu espero da postura de um profissional (vide Saulo Nazion);
- relatei alguns exemplos conforme solicitado (puxei pela memória, mas tem muito, muito, muito mais a ser relatado. Talvez seja até injusto com as pousadas citadas, mas por ter lembrado delas de "bate-pronto" é porque devem ter sido as mais "marcantes".
1 abraço.
Marcos.
Retornar para Jogando Conversa Fora
Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes