Compra de Morsa - o que observar?

Local destinado às duvidas sobre FLY, discussão sobre técnicas da pesca com Fly e opiniões pessoais sobre Equipamentos e Materiais utilizados no Fly

Moderadores: Rafael Wischral, Administrador, alex fly

Compra de Morsa - o que observar?

Mensagempor jeffersonbebe » Qua Jan 19, 2011 4:28 pm

Fala galera. Estou iniciando no fly e buscando bastante informação. Estava querendo comprar uma morsa, fico vendo o pessoal falando em atar e já bate aquela vontade de fazer tb, mas pesquisando uns modelos, principalmente pelo Ebay, reparei que varia demais o preço. Tem morsa de $15 dólares a $400.
Como não tenho conhecimento nenhum sobre o assunto, gostaria de saber o que devo observar ao comprar uma?
Tamanho, funcionalidade de rodar o anzol, de mesa ou base.... qualquer opinião já ajuda.

Um abração a todos.
jeffersonbebe

Data de registro: Seg Mar 08, 2010 9:41 am

Re: Compra de Morsa - o que observar?

Mensagempor Carlos Cacosa » Qua Jan 19, 2011 7:19 pm

Amigo, realmente o preço varia muito de morsa para morsa.
Tudo depende do material da fabricação, uma boa morsa custa em média 500,00.
Isto não quer dizer que você não consiga atar com uma morsa de 100,00.
As morsas top, são rotatórias, o jaw (bico) faz o aberto corretamente, vc ata em anzol 5\0 à # 28, possuem base pedestal e base clap, são anodizadas, etc..etc.

As morsas baratas com o tempo não seguram o anzol da forma desejavel e geralmente são fixas e simples, sem qualquer outro suporte.

Cacosa
Imagem

cacosaflytier.blogspot.com
Carlos Cacosa

Data de registro: Seg Jul 24, 2006 7:32 pm

Mensagempor João Nicácio » Qua Jan 19, 2011 8:30 pm

jeffersonbebe escreveu:Fala galera. Estou iniciando no fly e buscando bastante informação. Estava querendo comprar uma morsa, fico vendo o pessoal falando em atar e já bate aquela vontade de fazer tb, mas pesquisando uns modelos, principalmente pelo Ebay, reparei que varia demais o preço. Tem morsa de $15 dólares a $400.
Como não tenho conhecimento nenhum sobre o assunto, gostaria de saber o que devo observar ao comprar uma?
Tamanho, funcionalidade de rodar o anzol, de mesa ou base.... qualquer opinião já ajuda.

Um abração a todos.

Jefferson, eu comecei a atar com uma morsa "Tabajara's", de minha fabricação, e consegui atar com ela. Depois, ganhei de presente uma morsa usada, daquelas fixas - e atei muito bem com ela.
Depois me dei de presente uma morsa giratória - e ata muito bem.
Verifique sua disponibilidade financeira; se nela se encaixar uma morsa giratória, compre - não se arrependerá.
Outra coisa - o Beto Vaucher tem a Huilliche V2 por 210 reais, na www.flysul.com.br
άξιος
“Next time you think you are perfect, try walking on water”
Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
João Nicácio

Data de registro: Ter Jul 25, 2006 10:12 pm

Mensagempor jeffersonbebe » Qua Jan 19, 2011 8:45 pm

OK Carlos e João, perguntei isso pois não tenho nenhuma noção mesmo delas. Então não muito o que observar quanto à "funcionalidades"?! Somente o tamanho do anzol que ela segura e se é giratória ou não?

João, te mandei um email hoje sobre a confecção de uma imitação de ração.

Valeu mesmo pessoal
jeffersonbebe

Mensagempor João Nicácio » Qua Jan 19, 2011 10:21 pm

jeffersonbebe escreveu:OK Carlos e João, perguntei isso pois não tenho nenhuma noção mesmo delas. Então não muito o que observar quanto à "funcionalidades"?! Somente o tamanho do anzol que ela segura e se é giratória ou não?

João, te mandei um email hoje sobre a confecção de uma imitação de ração.

Valeu mesmo pessoal

Na "funcionalidade" entra o quesito "giratória ou não"...
Uma morsa comum é fixa - ou seja, para vc mudar de posição o anzol, tem que soltá-lo, colocá-lo invertido e prender de novo.
Já numa morsa giratória, vc simplesmente a gira. Vc pode manter a linha parada e girar a morsa, que a linha vai enrolando.
O quesito "qualidade" importa também. Tem morsas que, como o Carlos falou, tem material de inferior qualidade.
Se vc quer uma morsinha básica, o Gus de Marchi (http://www.lojadepesca.com.br/portal/in ... t&Itemid=1) tem umas 4Mountain (por uns 100/104 reais); já o Beto Vaucher tem as Huilliche (de muito boa qualidade - www.flysul.com.br) e o Thiago Zanetti tem as Renzetti (dealer brasileiro).
άξιος
“Next time you think you are perfect, try walking on water”
Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
João Nicácio

Data de registro: Ter Jul 25, 2006 10:12 pm

Mensagempor Katiuscio-El Katiton » Qui Jan 20, 2011 7:13 am

o "sequência" geralmente é esta:

Ata na mão >>> Morsa improvisada >>> Morsa barata, geralmente fixa >>> Morsa definitiva (geralmente giratória)

Aí vc escolhe se quer percorrer todo o caminho ou ir logo pors "finalmente"

Recomendo brutalmente uma giratória!!! Há várias na faixa de 500,00. O Rafael Durregae aqui do FFB tem , eu uso uma da Monroy e estou plenamente satisfeito www.monroy.com.br

EU prefiro as de pedestal, mas é imnteressante ter-se o C-clamp tb... Geralmente as melhores morsas tem as 2 opções e em alguns casos, as 2 opções juntas!!! Qualquer torneiro mecânicod esenrolado e de boa vontade faz um C-clamp ou um pedestal dse vc precisar!!!
"Percebi que as coisas só mudam para mim QUANDO EU MUDO!!!"

Saúde e Suce$$o!!!

Katiuscio!!!
Katiuscio-El Katiton

Data de registro: Qua Jul 26, 2006 8:50 pm

Mensagempor jeffersonbebe » Qui Jan 20, 2011 7:51 am

Fala Katiuscio, eu estou querendo ir direto para uma simples, sem ser giratória... é o que cabe no bolso agora. Começar no fly fica caro demais ...rsrs.... a gente vai empolgando e uma coisa vai puxando a outra... dái vira um rombo enorme!

Valeu pela dica, abração.
jeffersonbebe

Mensagempor Ricardo Iglesias » Qui Jan 20, 2011 11:47 am

Jefferson, tenho uma Huiliche V2 (comprada na FlySul), e não tenho do que me queixar.
Dá uma olhada nas lojas virtuais aqui do brasil, pode ser que encontre algo que te interesse.
Abraços a todos
Ricardo Iglesias
Ricardo Iglesias

Data de registro: Ter Set 26, 2006 4:05 pm

Mensagempor Augustop » Seg Jan 24, 2011 11:35 am

De morsa de fly não entendo muito, mais como e um aparelho mecânico, tenta ver se as partes cromadas, anodizada, inoxidadas, não teêm ferrugem ou imperfeiçôes, se não tem nenhuma parte puida, algo tenha arranhado de forma que venha lhe trazer problemas futuramente, ve se consegue saber dos materiais e se as "engrenagens" possuem boa espessura, porque algo muito fino não aguenta desgaste. Esperto ter ajudado.
Augustop

Data de registro: Seg Jan 17, 2011 7:16 pm

Mensagempor jeffersonbebe » Seg Jan 24, 2011 2:17 pm

Augustop escreveu:De morsa de fly não entendo muito, mais como e um aparelho mecânico, tenta ver se as partes cromadas, anodizada, inoxidadas, não teêm ferrugem ou imperfeiçôes, se não tem nenhuma parte puida, algo tenha arranhado de forma que venha lhe trazer problemas futuramente, ve se consegue saber dos materiais e se as "engrenagens" possuem boa espessura, porque algo muito fino não aguenta desgaste. Esperto ter ajudado.

Fala Augusto, eu comprei uma já, pela net. Comprei uma bem simples para começar. Se agradar e der certo atando mosca, devo investir em uma melhor, daí pode deixar que levo essas considerações porque são importantes sim.

Abração
jeffersonbebe

Retornar para Duvidas, Técnicas, Materiais & Equipamentos